• Criar peças únicas, com identidade açoriana, valorizando os materiais genuinamente endógenos, esculpidos manualmente, de forma sustentável , sem distinção de género.

  • Ética, partilha, honestidade, confiança, respeito, inovação, autenticidade, sustentabilidade, são os principais valores e intenção.

  • Promover conectividade à natureza e procurando inovar a cada coleção, espalhando um pedaço da natureza açoriana um pouco por todo o mundo.

  • Utilização de matéria-prima local, como a madeira e rocha vulcânica, valorizando os desperdício dos carpinteiros locais, bem como os desperdícios e o pó da pedra resultante de outras obras, procurando ter uma produção de forma sustentável.

As primeiras criações de Pedras de Lava, surgiram em 2009, por Catarina Alves, na Candelária, S. Miguel Açores (Portugal), alguns anos após a sua formação em Artes-Plástica, Escultura, pela Fac. Belas Artes de Lisboa.

As simples criações de bijuteria artesanal logo se transformaram em peças esculturais, inspiradas na natureza açoriana, aproveitando os materiais locais, aliando as técnicas da escultura em pedra e madeira ao design de joalharia contemporânea, acrescentando valor e intenção a cada peça criada. É marca registada dede 2022.

Enquanto escultora, é essencialmente figurativa, explorando as densidades das matérias, associadas às emoções humanas, através do trabalho com pedra, madeira, barro e gesso, mais recentemente outro materiais, como o plástico explorando a deformação através da ação do calor.

Pode ver mais em  Portfólio

  • Matéria-prima local: madeiras - criptoméria, acácia, cedro, araçaleiro, castanheiro, giesta, carvalho.

    Rocha vulcânica - Ignímbrito.

    Pó da pedra .

    Todas as peças são produzidas de forma artesanal, com recurso a algumas máquinas facilitadoras, procurando deixar a matéria o mais natural possível.

  • As embalagens são igualmente artesanais, em bolsas de tecido ou em caixas de madeira criptoméria, personalizadas com o logo da marca, produzidos com a colaboração da família.

    Em cada embalagem é colocada uma gota de óleo essencial de criptoméria, produzido localmente.